segunda-feira, 22 de junho de 2009

Inversão de Interesses

Um dos princípios básicos de conhecimento obrigatório pelos agentes públicos é o da prevalência do interesse público sobre o particular.

Não é o que vem acontecendo, infelizmente, em Umuarama. Nos dias 20 e 21 de junho de 2009 (sábado e domingo), quando da realização da FEIMU (2ª Feira de Imóveis de Umuarama), na Praça Santos Dumont, foram bloqueadas várias vias de acesso à praça, durante os dois dias, em benefício de um evento comercial, resultando em grande congestionamento de veículos nas imediações, principalmente no baixadão da Avenida Paraná, privilegiando os organizadores do evento e causando transtornos a milhares de veículos da população que necessita transitar pela cidade. Entendo como injustificável impedir o trânsito em volta da praça central num sábado em horário de expediente comercial, quando se verifica grande circulação de veículos e pessoas nas ruas centrais da cidade.

Não é a primeira vez que fato dessa natureza acontece. Há poucos dias, durante manifestação pela alfabetização, com a presença do Vice-Governador do Estado, dezenas de ônibus que transportaram os alunos permaneceram estacionados ao redor da praça, localizada no centro financeiro da cidade, ocupando parte das vias públicas, dificultando enormemente o trânsito em pleno horário de expediente bancário, o que poderia ser evitado, bastava destinar local mais afastado para a permanência dos ônibus.

Teme-se a repetição do abuso, tendo em vista declaração do Prefeito que a Praça servirá para a realização de eventos. Nada contra os eventos e a destinação, a praça existe para ser usada, desde que não se cometa exageros como os verificados. Aliás, abuso de poder é vedado pela legislação do nosso País.

Não poderia deixar de manifestar minha discordância, na condição de umuaramense, esperando maior sensatez das autoridades responsáveis pela organização do trânsito em nosso Município.

Nenhum comentário: