terça-feira, 30 de janeiro de 2007

O poder da informação

Como podemos definir a informação em um processo de gestão? Embora existam outros fundamentos mais complexos vamos utilizar uma definição bem simples para entendermos melhor o termo informação: é uma palavra derivada do latim e significa um processo de comunicação. Ela pode ser usada de duas formas, uma delas é para detectar oportunidades e com isso criar vantagem competitiva. Por outro lado, a informação pode também ajudar na defesa de ameaças provenientes da concorrência.

Mas por que a informação tornou-se tão importante e utilizada significativamente no modelo de gestão atual das empresas? Simples, ela passou a ser uma necessidade crescente para qualquer setor e é indispensável mesmo. Peter Drucker já dizia: "desde que me lembro, o mundo dos gestores tem sido turbulento, certamente até muito turbulento, mas nunca como nos últimos anos, ou como será nos mais próximos." Rodeadas desse meio turbulento com características diferentes das habituais as empresas precisam de alternativas seguras para tomadas de decisões. Esse turbilhão de acontecimentos externos obriga as empresas a enfrentar de frente situações que podem ser tanto uma ameaça como uma oportunidade. Portanto, tomar uma decisão hoje por parte de empresários e gestores é necessário estar bem informado do mundo que o rodeia. Assim, para a uma empresa atuar no mundo global ela tem que estar em estado de “necessidade de informação” permanente.

A gestão moderna exige que a tomada de decisão seja feita com o máximo de informação. A informação e o conhecimento são as chaves da produtividade e da competitividade. Observando este cenário apresentado somos levados a afirmar que as empresas deverão passar por uma reestruturação organizacional em torno da informação. É aqui que deve ter lugar a gestão de tecnologias de informação, consideradas como uma nova e importante fonte de vantagem competitiva. A realização constante de pesquisas é uma dessas ferramentas disponíveis nesse novo modelo de gestão. Segundo Carlos Reis, "Para que esta gestão de informação seja eficaz, é necessário que se estabeleçam um conjunto de políticas coerentes que possibilitem o fornecimento de informação relevante, com qualidade suficiente, precisa, transmitida para o local certo, no tempo correto, com um custo apropriado e facilidades de acesso por parte dos utilizadores autorizados".

Toda essa revolução da informação exige, assim, mudanças profundas no modo como vemos a sociedade na organização e sua estrutura, o que se traduz num grande desafio: aproveitar as oportunidades, dominando os riscos inerentes ou submeter-se aos riscos com todas as incertezas que acarretam.Podemos concluir dizendo que o acesso à informação e a capacidade de, a partir desta, extrair e aplicar conhecimentos são vitais para o aumento da capacidade concorrencial e o desenvolvimento das atividades comerciais num mercado sem fronteiras. As vantagens competitivas são agora obtidas através da utilização de redes de comunicação e sistemas informáticos que interconectem empresas, clientes e fornecedores.

3 comentários:

Unknown disse...

Que bom que está com o blog, tá certo, temos que investir nessas novas alternativas para publicarmos o que pensamos e claro, formamos opinião!

Abraços

Cogito, ergo sun. disse...

muito interessante o texto RBC.
Gostei, continue com o blog.

Anônimo disse...

oi Sr Roberto
Que legal agora com blog profissional, chic vc hein!!!

Otimo trabalho, e passe sempre em nosso blog ta!!