sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

O poder da marca

As marcas são ativos financeiros e, sobretudo, estratégico, haja vista seu poder de influência. Somos atingidos por uma avalanche de marcas diariamente, porém armazenamos uma pequena minoria. O que é marca? Que valor possuem? Você já dever ter lido muitas definições sobre o que é marca e também deve ter percebido que não há uma “definição definitiva”.

Marca é um jeito de ser e fazer. As marcas devem estar preparadas para um novo ambiente. Importante é identificar os valores que estão associados às marcas, que é relacioná-las a pessoas. Ou melhor, a determinados tipos de pessoas. Partindo da idéia original de que marcas têm personalidade própria, como nós, podemos então atribuir valores humanos a elas, criando um padrão de identificação e uma personalidade associada a cada marca. Assim, uma marca pode ser sincera, competente, sofisticada, rude, agradável, etc. Com isso não há dúvidas que marcas têm personalidades.

Qualquer marca deve passar pelo processo de gestão para ampliar o poder de competição, e o primeiro passo é apresentar um posicionamento, ou seja, como você deseja que a sua marca seja percebida pelo seu público-alvo. Deve-se identificar a essência e os valores mais internos das marcas e, de dentro para fora, das empresas para o mercado, construir um discurso, uma postura e uma oferta. Alimente e nutre sua marca, para que cresça saudável, diferenciada e admirada por quem a consome, numa experiência de percepção e contato sempre enriquecedora.

Conceitue sua marca no mercado como um símbolo identificador, que distingue um produto ou companhia de seus concorrentes. Acredite, ouse e faça como grandes organizações, entre elas Coca-Cola que sua marca vale mais que todo o patrimônio tangível da companhia, ou então a Nike, que não possui nenhuma fábrica e tem a marca na lista das mais valiosas do mundo. Em um mercado onde o processo de produção está equiparado pelo avanço da tecnologia, é o valor percebido da marca, no entanto, que garante poder à empresa. As empresas vendem produtos. As pessoas compram marcas.

As marcas fortes são construídas, grande parte, pelos clientes. “Um cliente constrói uma marca como um passarinho constrói um ninho.” Laurie Lang, The Walt Disney Company. Um cliente dá forma a marca através de uma variedade de estímulos sensoriais para satisfazer uma necessidade individual. Alexandre Gama nos faz perceber o valor que uma Marca possui: “Uma marca tem que ser na mente o que uma tatuagem é no corpo.” Marca é uma paixão, cuide da sua como você cuida de você.

Um comentário:

Unknown disse...

Tá até escrevendo bonito em...
Marca realmente é forte!